A pequena história de um pequeno produto

Era uma vez...... =P

Depois de trabalhar em diversos produtos de clientes, um dia resolvi fazer um experimento e tentar criar meu próprio produto, os relatos abaixo apresentam os desafios e principalmente todo aprendizado que obtive nessa “aventura”.

Em 2011 eu criei o NerdOffers, que basicamente era um agregador de ofertas de produtos voltados a um nicho especifico de consumidor, os Nerds.

Na época o processo de idealização e construção da ferramenta demorou uma semana, isso mesmo, em uma semana trabalhando sozinho eu construí a versão beta de um produto, essa experiência foi magica e transformadora. Eu consegui em 5 dias trabalhando menos de 3 horas por dia criar algo novo =)

A verão zero (Alpha)

Seguindo os princípios MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), a primeira versão do NerdOffers possuía apenas o front end, codificado apenas para listar os produtos separados em categorias, esses produtos eram selecionados manualmente e cadastrados diretamente no banco de dados via script SQL. Era um trabalho chato mas empolgante.

O Resultado

Na primeira quinzena, apenas divulgando o produto pelos canais sociais (Twitter e Facebook) e no meu círculo de amigos, em 15 dias o NerdOffers possuía 400 acessos únicos diários.

Por um lado era altamente animador, mas pelo outro a luta para alimentar o site com novidades manualmente estava levando muito tempo.

A primeira atualização não tinha nada a ver com tecnologia

Conversando com amigos e visitantes do site, muitas ideias foram surgindo e eu decidi implementar a mais simples. Enviar um e-mail para as lojas de produtos que atendiam ao mesmo nicho do NerdOffers, apresentando o serviço e pedindo para caso houvesse interesse, essas lojas poderiam enviar uma lista de produtos em promoção para serem incluídos no catalogo do sistema, isso me poupava o trabalho de navegar horas a procura de produtos para incluir no serviço.

Para minha surpresa a aceitação foi boa, recebi retorno de lojas com a lista de produtos, estava na hora de melhorar a ferramenta.

Escalando e investindo tempo em tecnologia

A essa altura eu já tinha validado a minha ideia inicial e ela que parecia muito promissora, de um lado os acessos viam crescendo e do outro, lojistas haviam demonstrado interesse em usar a plataforma. Ou seja eu tinha um modelo consistente e provas de que ele era atrativo.

Resolvi então que era hora de automatizar algumas tarefas, a principal delas era o cadastro de produtos, desenvolvi então um modulo robô que através da API do Buscapé, buscava produtos em categorias pré-definidas e os cadastrava esses no site apenas quando os mesmos atendessem a um determinado critério de preço e loja.

Eu havia decidido que não focaria em promoções das grandes redes e sim em pequenas lojas virtuais, que possuíam um baixo orçamento disponível para investir em propagandas no Google e em demais meios de massa. Não tinha ideia de como monetizar a ferramenta mas sabia que atender aos pequenos era melhor do que focar nos gigantes.

Junto a essa atualização, disponibilizei um cadastro onde qualquer usuário poderia indicar um produto para ser incluído como oferta, após a aprovação e validação das informações.

Meu olho brilhava.

Tempo para tudo isso?

Como já mencionei, eu fiz tudo isso nas minhas horas vagas, eu não abandonei meu trabalho, nem meu ritmo de produtividade caiu, pelo contrário eu me sentia mais motivado e criativo do que nunca.

O futuro parecia promissor

Eu já procura forma de monetizar o serviço para que se tudo desse certo eu pudesse de alguma forma ter um retorno sob meu investimento de tempo, porém uma sucessão de eventos na minha vida pessoal me fez perder o foco e eu não tinha mais tempo livre para poder acompanhar o crescimento do NerdOffers, e depois de 6 meses eu tive que abandonar as atividades e encerrar o serviço.

Não ganhei um tostão, gastei horas de vida, mas me diverti e aprendi muito.

As lições que eu aprendi

Sobre ideias e inovação: Você não precisa fazer algo único, o NerdOffers não era, ele inovou ao atender a um nicho especifico a ideia não era nova. Ideias não são nada até você tira-las do papel, qualquer pessoa pode ter uma ideia genial, mas ela só vira algo quando você à tira do papel.

Ideias sem ação não tem valor algum.

Desenvolvimento de produtos e tecnologia: Com o NerdOffers, eu vi que se pararmos para pensar em todos os pontos de como um produto deve ser e só depois partir para ação a tendência é que você acabe com um projeto caro e demorado.

Constatei que ciclos curtos, melhoramento continuo e foco em uma funcionalidade por vez, são tão essenciais no desenvolvimento de ideias (produtos), do que a tecnologia em si. Certamente devemos usar uma tecnologia que nos permita esse fluxo de atualizações constantes e mudanças continuas.

Tecnologias são ferramentas para um fim e não meio, se você foca apenas na tecnologia, deixa de atender ao seu negócio e fica refém dela.

Desperdício: Em nenhum momento eu sabia se a minha ideia seria aceita o não, construindo só o essencial eu pude validar o retorno, se deveria continuar ou não, assim em nenhum momento eu desperdicei tempo ou esforço.

Feedback: Os clientes ditam o rumo do seu negócio: Escutar, escutar e escutar, quanto mais você der ouvidos as necessidades dos seus usuários/clientes, mais chances tem de criar um produto ou serviço matador.

Eu não sabia que rumo a minha ideia poderia tomar, os usuários foram indicando que eu estava no caminho certo.

O Feedback do cliente é a melhor ferramenta de desenvolvimento de produtos, saber tirar vantagem disso é o que cria produtos de sucesso. Achar que você conhece plenamente o seu usuário final e não dar ouvidos a ele, é o caminho certo para falhas e desperdício.

Conclusão

Meu pequeno serviço/produto não foi pra frente mas eu pude sentir por alguns meses que tudo na vida é fruto do seu trabalho e que saber usar os recursos disponíveis de forma inteligente é o caminho ideal para que você construir qualquer coisa que você deseje.

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!