Qual a “fórmula” secreta para ser um grande desenvolvedor de software?

Essa é uma pergunta recorrente no nosso “mundo” e eu particularmente acredito que existem alguns ingredientes que definem está “fórmula”.

Em qualquer área, as características óbvias que um grande profissional deve ter são: ser proativo, esforçado e saber trabalhar em equipe.

Como desenvolvedores de software, sabemos que precisamos estar constantemente atualizados, estudando muito e constantemente, já que o conhecimento é a nossa melhor ferramenta para resolução de problemas do dia a dia.

Mas o que diferencia o grande desenvolvedor do mediano?

Penso que o ingrediente principal da “fórmula” dos grandes profissionais, não só no mundo da tecnologia, é paixão.

Em todas as áreas, temos o profissional mediano, aquele que como nós, acorda todos os dias cedo, enfrenta transito, ônibus lotado, fica longe de sua família, apenas em troca de dinheiro.

Esse profissional, é aquele que só bate ponto e não gosta muito do que faz, ele tem poucas chances de se destacar, não estou dizendo que é impossível, mas em sua maioria acabam se tornando mais um no meio de tantos outros.

Se notarmos o tipo de profissional que se destaca em qualquer empresa e realmente faz diferença, são aqueles que são completamente apaixonados pelo que fazem, esses profissionais, não querem apenas fazer o que lhe foi pedido, eles querem superar expectativas, querem ser os melhores em sua área de atuação e mudar o mundo de alguma forma positiva.

Em resumo, trabalhar com o que você realmente ama, ser apaixonado pelo que faz, dar o melhor de si sempre, são partes da “fórmula”, para alcançar o sucesso profissional, seja qual for a sua área de atuação.

Apaixone-se pelo que você faz.

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!