Como executar o Hyper-V e VirtualBox na mesma máquina?

Olá, temos mais um desafio.

No meu dia a dia eu utilizo um desktop com Windows 8.1, a quase um ano e meio tenho trabalhado com o ambientes virtualizados utilizando o Hyper-V e não tenho o que reclamar, a performance é incrível.

No entanto, as vezes preciso utilizar VirtualBox como host para maquinas de desenvolvimento e convenhamos que criar uma VM nova e ter que configura-la novamente de acordo com a necessidade do projeto é um trabalho que consome algumas horas.

Junte a isso o fato de que VirtualBox e Hyper-V não podem coexistir na mesma máquina, já que apenas um sistema de hypervisor pode ser executado por vez, somado ao fato de que  Hyper-V é um serviço do Windows e funciona o tempo todo o VirtualBox acaba sendo "prejudicado" nessa historia.

Pesquisando soluções descobri que é possível desativar o Hyper-V editando uma configuração de boot usando o aplicativo BCDEdit.

Executando o BCDEdit, você vai notar que existe uma propriedade chamada hypervisorlaunchtype que está setada com o valor Auto

Pesquisando um pouco mais, descobri que a propriedade hypervisorlaunchtype controla as opções de inicialização do hypervisor e pode ser configurada aceitando os parâmetros [ Off | Auto ]

Com isso podemos executar o comando, para desligar a execução do Hyper-V, reiniciar o computador e pronto, já podemos executar o VirtualBox.

bcdedit /set hypervisorlaunchtype off

Para iniciar novamente a execução do Hyper-V execute o comando abaixo e reinicie o seu computador.

bcdedit /set hypervisorlaunchtype auto

É isso ai! Dúvidas?

OBS: Você pode trocar a palavra VirtualBox por VMWare que vai funcionar da mesma forma =)

Referências: BCDEdit /set e BCDEdit Command-Line Options

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!