Entenda o que é Consumerização de TI e como Microsoft Enterprise Mobility Suite pode te ajudar

Olá,

O objetivo deste artigo é ajudar a você a entender melhor o Microsoft Enterprise Mobility Suite (EMS), apresentando seus conceitos, vantagens e recursos disponíveis, para isso precisamos primeiro entender um pouco mais sobre a consumerização de TI

Consumerização de TI

Antigamente a TI provia um conjunto de ferramentas para o colaborador executar o seu trabalho (e era isso), ele ficava na empresa por 8 horas, trabalhava e ia para casa. No dia seguinte a mesma coisa.

alt

Hoje vivemos em um mundo conectado onde os colaboradores das empresas possuem seus próprios dispositivos (PCs, tablets, smartphones), tem a liberdade de trabalhar em qualquer lugar e horário, e precisam (querem), ter acesso a informações de forma ágil, como se estivesse dentro do escritório.

A fronteira entre pessoal e profissional foi praticamente eliminada, as pessoas podem escolher como e onde querem trabalhar e quais tecnologias e dispositivos querem usar para fazer as suas tarefas, isso é a consumerização de TI.

Os desafios da TI moderna.

O papel da TI é prover a tecnologia e recursos necessários para que os funcionários realizem o seu trabalho de maneira eficiente (melhor forma possível), preocupando-se com segurança e custo.

alt

A pergunta agora é como a TI pode lidar com todos os riscos relacionados a consumerização?

Sendo realista, não adianta você bloquear um dispositivo ou serviço, o que vai impedir o colaborador de usar o seu próprio smartphones com 3G dentro da empresa?

A solução para esse desafio é abraçar essa tendência de forma responsável, a TI precisa estar aberta a evolução e atuar como provedor de soluções que irão gerar resultados e oportunidades para o negócio da empresa.

O que eu quero dizer com isso?

A TI moderna deve suportar os dispositivos e ferramentas para que a pessoas executem o seu trabalho da forma mais produtiva e agradável possível que são dois dos pilares de qualquer negócio.

O Microsoft Enterprise Mobility Suite

Precisamos compreender, a consumerização de TI, para poder entender como o EMS pode ajudar uma empresa a mitigar os riscos e de forma responsável, superar os desafios da TI moderna.

O EMS é composto por um conjunto de serviços em nuvem de baixo custo (menos impacto no orçamento) e grande poder de gerenciamento.

  • Microsoft Azure Active Directory Premium;
  • Microsoft Intune;
  • Microsoft Azure Rights Management;

Lembra do papel da TI? Com a união desses serviços o EMS consegue entregar para a TI os seguintes benefícios:

  • Os colaboradores podem usar praticamente qualquer dispositivo e com acesso a aplicativos que eles adoram de forma gerenciada (trabalhar da melhor forma possível);
  • A TI consegue unificar o seu ambiente utilizando apenas um modelo de autenticação comum em vários locais físicos e nuvem, com recursos para gerenciamento de dispositivos moveis (segurança);
  • Controlar de forma abrangente o acesso a dados e principalmente protege-los (novamente segurança).

Para não me estender muito, no próximo post irei detalhar os recursos e como a utilização do EMS vai te ajudar a superar os desafios da consumerização de TI.

Quer conhecer mais sobre o Microsoft Enterprise Mobility Suite, ou aprofundar-se mais no assunto? Vamos conversar, me chame no twitter @WilliamSRodz ou envie um e-mail para williamsrz@outlook.com


William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!