O que é Enterprise Mobility Management?

Olá, acompanhe este artigo para entender o que é Enterprise Mobility Management.

Tudo nasce a partir de uma necessidade do negócio.

Hoje em dia mais de 25% dos colaboradores de uma organização dependem de tecnologia e dispositivos móveis para realizar o seu trabalho. Estamos diante de um cenário onde a força de trabalho móvel cresce cerca de 2 milhões de dispositivos por semana (IDC), e praticamente todos os colaboradores de uma organização possuem smartphones ou tablets, e estão utilizando-os para acessar aplicativos, serviços e infraestrutura e dados corporativos.

As organizações passam a depender da força de trabalho móvel, muitos CEO’s consideram mobilidade como o principal fator de sucesso para uma corporação e tratam esse assunto como estratégico e acreditam que essa força de trabalho representa uma vantagem competitiva para o sucesso de seus negócios.

Por outro lado, estudos e levantamentos realizados apontam que permitir que o colaborador utilize o dispositivo de sua preferência, para realizar tarefas relacionadas ao seu trabalho estando conectado a infraestrutura corporativa, além de gerar um aumento de produtividade representou um aumento de cerca de 37% na receita dessas empresas.

"That used to take days and weeks in the legacy process, and now we're down to hours and minutes," Kershaw says. 1

Atender a essa nova realidade e a essas demandas de negócio, de forma segura, ágil e sem interferir na produtividade dos colaboradores, faz com que a TI corporativa esteja na linha de frente encarando um grande desafio.

O desafio para a TI Corporativa

Todos nós sabemos que liberar o acesso de dispositivos de todos os colaboradores a infraestrutura corporativa, significa lidar com uma série de desafios, desde o provisionamento de novos tablets e smartphones, aumento de banda, melhorias na infraestrutura de rede e o principal deles segurança.

Para a TI corporativa, habilitar uma força de trabalho móvel representa um cenário onde a organização viaja junto ao dispositivo mobile de cada colaborador, o que representa um aumento significante nos ricos e diminui a capacidade de gerenciamento.

Então o que é Enterprise Mobility Management?

Enterprise Mobility Management (EMM) é um conjunto abrangente de processos, práticas e ferramentas para gestão de mobilidade empresarial, que visam garantir e permitir o uso de dispositivos moveis pelos colaboradores de uma organização, tornando-os mais produtivos e sem deixar de lado preocupações com segurança.

Ao adotar uma estratégia de EMM a TI corporativa deve fornecer aos colaboradores os recursos necessários para que eles possam executar tarefas relacionadas ao trabalho em seus dispositivos móveis.

Conclusão

EMM normalmente envolve uma combinação de gestão de dispositivos móveis (MDM), gerenciamento de aplicações móveis (MAM) e gestão de informação móvel (MIM), que são tópicos que irei abordar nos próximos artigos.

Se você quer entender mais sobre EMM, consumerização de TI e quais são as ferramentas que a sua organização pode utilizar para adotar uma estratégia de EMM, confira a série de artigos sobre o Microsoft Enterprise Mobility Suite aqui do blog.

É isso ai, deixe seu feedback nos comentários, participe da Comunidade Enterprise Mobility Brasil ou me chame para conversar no twitter @WilliamSRodz.

Forte abraço.

Referências:

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!