O Microsoft Intune junto ao Microsoft Enterprise Mobility Suite

Olá,

esta é a quarta parte da série de artigos sobre o Microsoft Enterprise Mobility Suite. Se você ainda não leu nenhum dos artigos anteriores pode fazê-lo através do índice:

Chegou a hora de conhecer o Microsoft Intune e entender como ele faz parte do conjunto de recursos do EMS.

O Microsoft Intune junto ao Microsoft Enterprise Mobility Suite

O Microsoft Intune é uma solução abrangente para o gerenciamento de mobilidade empresarial, onde por meio de um console único os administradores de TI, podem gerenciar diversos dispositivos, como PCs e laptops, smartphones e tablets (Android, iOS e Windows Phone).

O Intune é fornecido através de um conjunto de serviços de nuvem e permite que a organização tire vantagem de todo investimento já realizado em infraestrutura de diretório (Active Directory), e ferramentas de gerenciamento como System Center, permitindo o gerenciamento de dispositivos onde quer que eles estejam (localização física).

Um único ponto de administração

Com o crescimento exponencial do número de dispositivos moveis que agora passam a fazer parte do ambiente corporativo, gerenciar dados, segurança e manter o parque de TI funcionando passa a ser um grande desafio.

Grandes organizações utilizam infraestruturas complexas para gerenciar seus dispositivos (PC, tablets, smartphones), manter toda essa estrutura operando de forma segura e saldável é essencial para os seus negócios. Existem duas formas de gerenciar infraestruturas de TI, reativa e proativa:

  • A reativa é a mais comum na maioria das organizações, o usuário “abre um chamado”, relatando um problema e a TI apresenta a solução;
  • Já a proativa é baseada em um conjunto de ferramentas e softwares de controle e políticas, que atuam de forma gerenciada mantendo a infraestrutura (TI), da empresa segura e saldável prevenindo possíveis problemas.

O Microsoft Intune atua de maneira pro ativa e permite que os administradores gerenciem não só infraestrutura (TI) e dispositivos, mas também dados e segurança.

Abraçando a Consumerização de TI e BYOD com o Microsoft Intune

Atualmente com colaboradores atuando em qualquer dispositivo e em qualquer lugar, atuar de maneira reativa é extremamente inviável e a TI moderna mais do que nunca precisa atuar e implantar soluções de gerenciamento proativo.

Atuando de maneira proativa, as organizações passam a ter a possibilidade de fornecer o poder de escolha do dispositivo para seus colaboradores, sem abrir mão da segurança e gerenciamento, eles podem inscrever e gerenciar seus dispositivos, instalar e acessar aplicativos corporativos através de um portal de autoatendimento sem necessidade de intervenção direta da TI, com isso os administradores podem criar e aplicar políticas de controle de dados e evitar vazamento de informações (lembram da SONY!?), focando em soluções não em problemas.

Com um maior poder de gerenciamento a TI com base em relatórios de status de registro de dispositivos, pode por exemplo aplicar políticas de conformidade para proteger dados, apagar documentos e configurações de forma seletiva, sem que seja necessário formatar ou “resetar” o dispositivo do colaborador, isolando informações corporativas das informações pessoais.

Integração com a infraestrutura existente

Para organizações que já utilizam soluções como System Center o Intune habilita a extensão da sua infraestrutura atual do System Center Configuration Manager, criando um único ponto de gerenciamento para dispositivos local/nuvem, até mesmo cenários de nuvem hibrida.

Integração com Microsoft Office

O Intune trabalha integrado ao Microsoft Office o que permite que a TI realize o deploy, instalação e gerenciamento dos aplicativos da suite remotamente de forma segura, tornando os colaboradores ainda mais produtivos ao utilizar as ferramentas que eles já conhecem e estão familiarizados nos dispositivos de sua preferência.

Licenciamento

O Microsoft Intune junto ao EMS é fornecido através de licenciamento por usuário e não por dispositivo, ou seja, colaboradores que possuem por exemplo dois smartphones, um tablet e um notebook custam apenas uma licença, diferente de outras ferramentas do mercado que cobram por dispositivo.

Conclusão

Espero que você tenha entendido como Microsoft Intune faz parte do EMS, permitindo o gerenciamento de aplicativos/dispositivos, habilitando a TI a responder de forma ágil e segura a todos os desafios do gerenciamento da infraestrutura corporativa de forma proativa.

Continue seguindo a série de artigos no blog, e fique ligado estamos chegando ao final da série e logo vamos começar as demos (em vídeo). Na próxima publicação irei detalhar os recursos e vantagens do Azure Rights Management que também faz parte do Microsoft Enterprise Mobility Suite.

Se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre o Microsoft Enterprise Mobility Suite ou Microsoft Intune, vamos conversar no twitter @WilliamSRodz ou envie um e-mail para williamsrz@outlook.com


Referências :

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!