Azure Mobile Apps, como backend para seus aplicativos móveis, parte 1

Olá!

Este artigo faz parte de uma serie que pretende apresentar, e te ajudar nos primeiros passos para a utilização do Azure Mobile Apps como backend para os seus aplicativos móveis desenvolvidos em C# com Xamarin.

Meu objetivo é alternar entre explicações, tutoriais, videos e exemplos de código, para que você aprenda o o máximo possível e consiga construir soluções utilizando o Azure Mobile Apps. Vamos lá?

O que precisamos saber antes de começarmos essa jornada?

A resposta é outra pergunta:

Você já conhece o Azure App Service?

Antes do anúncio do Azure App Service, existiam dois serviços entregues de forma isolada, Azure Web Sites e Azure Mobile Services.

Com o Azure App Service temos agora um único container onde podemos utilizar quatro serviços: Web, Mobile, API e Logic Apps, explicando de maneira bem simples, você pode utilizar API e Mobile, apenas Web, ou todos serviços juntos, partindo do mesmo ponto de implantação.

Se antes precisávamos manter separadamente Sites e Mobile Services, agora eles podem ser utilizados juntos por exemplo, utilizando o Logic Apps criar workflows lógicos que se integram com dezenas de soluções SaaS (aplicações do Office 365, Salesforce, Dynamics, Onedrive, Box, Dropbox, Twilio, Twitter, Facebook, Marketo), através de conectores integrados de forma simples, com poucos cliques.

Todos esses aplicativos são gerenciados pelo Azure App Service e executados em VM’s em ambiente isolado de outros clientes, você pode contar ainda com auto escala para aqueles momentos em que a demanda sazonal de acessos deixar o seu site lento, ou no momento em que a sua app viralizar, pagando por hora.

Em resumo você tem um serviço integrado, confiável, seguro e altamente escalável, que permite a criação de web e aplicativos móveis para qualquer plataforma ou dispositivo, que se integra facilmente a soluções SaaS de mercado e aplicativos locais (SAP , Oracle, Siebel, etc) e facilita a automatização de processos de negócios, uma mão na roda.

Agora que você já entendeu o que é o App Service, vamos entender um dos serviços que é o Mobile Apps.

Sobre o Mobile Apps

Se você lembra do Mobile Services (se não clique aqui), o objetivo é o mesmo fornecer a opção para você criar um back-end móvel para o seu aplicativo Mobile, seja Android, iOS ou Windows, híbrido, nativo ou cross plataform. O Azure Mobile Apps, inclui além das características do Mobile Services, os seguintes benefícios:

  • Built in Auto Scale support
  • Continuos Integration e Continuos Delivery integrados ao VSTS/GitHub/BitBucket
  • Staged Deployments
  • WebJob support
  • Traffic Manager Support

A grande sacada aqui é, por se tratar de serviços integrados, você pode executar tanto Web e Mobile Apps usando uma única implantação Azure App Service, pagando por apenas uma implantação ;)

Na próxima publicação, iremos criar um Mobile App, para ser o backend do nosso aplicativo.

Te convido para acompanhar a série e a contribuir, utilize os comentários ou me chame para um papo no twitter @williamsrodz.

Force abraço!

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!