Qual a diferença entre Azure Mobile Services e Azure App Service

Olá, pessoal tudo bem? É usual pessoas me perguntarem qual a diferença entre o Azure Mobile Services e o Azure App Service, então vamos lá:

Recentemente fiz dois artigos, um sobre Mobile Services, e outro sobre o Mobile App Service, neles você pode encontrar em detalhes as definições de cada serviço que eu vou pontuar por aqui.

O objetivo deste artigo é fazer uma comparação mais direta entre os dois serviços!

Entendendo a principal diferença

O Azure App Service é o que chamamos de Full Managed Platform as a Service (PaaS), que engloba capacidades de construção de aplicativos, web e/ou mobile incluindo integrações e extensões a aplicativos SaaS ou on-premise.

Diferente da oferta anterior onde tínhamos Web Apps e Mobile Service, o Microsoft Azure agora oferece em uma única oferta os dois serviços (o que faz todo sentido). Portanto a principal diferença entre as duas ofertas está em um único ponto:

Azure App Service: Um único serviço, mais simples, efetivo e acessível (custo), oferecendo a capacidade de incluir clientes web e mobile.

Comparar os dois serviços pode ser um pouco confuso, já que o App Service é mais completo e engloba todos os recursos anteriores presentes nas ofertas Web Apps e Mobile Service, com evoluções significavas para a comunidade, como a adição das linguagens JAVA e PHP, para construção de backend (alem de Node.JS e .NET já existentes).

Ainda ficou com dúvidas? Utilize os comentários ou me chame para conversar no twitter.

Forte abraço.

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!