Como publicar um Web App construído com PHP no Azure App Service partindo do OSX

Olá pessoal,

ontem publiquei o artigo "Como publicar um Web App construído com Node.JS no Azure App Service partindo do OSX", a repercução foi ótima e em um dos emails que recebi, surgiu uma uma espécie de desafio:

"Rodar Node é fácil, quero ver é subir algo com PHP”

O "desafio" em si é algo trivial, pois o App Service suporta PHP, Java e Python (alem de C# e Node.JS), então para deixar o artigo um pouco mais interessante vamos utilizar o Azure Command-Line Tools para OSX, e assim publicar o nosso Web App em PHP. Vamos lá!

Requisitos

Antes de tudo você vai precisar ter instalado no seu ambiente de desenvolvimento GIT (http://git-scm.com) e Node.JS (https://nodejs.org/en/#download), você vai entender o porquê no próximo passo.

O que é o Azure Command-Line Tools?

O Azure CLI é um conjunto de comandos baseados em shell para criar e gerenciar os recursos do Microsoft Azure

Instalando o Azure Command-Line Tools no OX

Existem duas formas de instalar o Azure CLI, a primeira é fazer o download o Installer, (next, next, finish), a segunda é através do NPM, e é a minha preferida.

Uma vez que você já tenha o Node.JS e o NPM instalados em seu ambiente de desenvolvimento, execute o seguinte comando, abra o Terminal e execute:

sudo npm install azure-cli -g

O parâmetro -g instala o pacote do Azure CLI de forma global. Caso você já tenha o Azure CLI instalado é legal atualizar ele, para isso execute:

npm upgrade -g azure-cli

Para testar a instalação execute o comando:

azure

Agora precisamos fazer o download e importar as configurações da sua subscription no Azure. O arquivo chamado de Publish Settings, contem os certificados que permitem o gerenciamento remoto dos recursos da sua assinatura, para isso execute o seguinte comando:

azure account download

Uma nova janela do seu navegador padrão ira abrir, se você não estiver autenticado, tera que faze-lo neste momento utilizando as suas credenciais, após isso, na tela de download você deve escolher a sua subscription e clicar no botão submit para efetuar o download do arquivo.

Salve o arquivo e volte ao Terminal para importar o arquivo da sua subscription. Execute o seguinte comando, indicando a localização do arquivo importado.

azure account import ~/Downloads/nome-do-arquivo.publishsettings

Subindo um site PHP no Microsoft Azure

Agora vamos subir o nosso site PHP, iremos efetuar a publicação utilizando uma configuração de Continuos Deploy, partindo de um repositório GIT, para isso precisamos:

Criar um diretório, irei chamar o meu de partiuazurephp, também precisamos torna-lo o nosso diretoria corrente, para isso execute:

mkdir partiuazurephp cd partiuazurephp

Criar o nosso Web App com suporte a GIT habilitado, escolher a região onde ele será provisionado, execute:

azure site create --git partiuazurephp

Criar um arquivo .php, no Terminal execute:

touch index.php

Editar o arquivo index.php para incluir algum código, eu vou utilizar o Visual Studio Code para construir o seu aplicativo Node.JS no OSX, clique aqui se você ainda não o tiver instalado no seu ambiente, ou utilize a sua IDE preferida.

Se você estiver utilizando o VS Code, no Terminal digite:

code .

Inclua o seguinte código no arquivo index.php

Salve o arquivo, e vamos iniciar o deploy, no termina execute:

git add . git commit -m “testando php no Azure"
git push azure master

Aguarde o final do deploy, para ver o resultado execute o seguinte comando:

azure site browse partiuazurephp

É isso, acompanhe o blog para ter acesso a mais conteúdo sobre Azure App Service, se você ainda ficou com dúvidas, ou tem algum desafio, utilize os comentários ou me chame para conversar no twitter.

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!